Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015

1005711.jpg

Governo local declara estado de emergência em 202 municípios. Lama contaminada vai chegar ao mar nos próximos dias.

O governo federal de Minas Gerais, no Brasil, decretou o estado de emergência em 202 municípios da região do Rio Doce afectados pelo recentecolapso da barragem de Fundão, em Mariana. A empresa de exploração mineira Samarco, responsável pelas estruturas, admitiu que outras duas barragens na zona estão em risco de ceder.

O estado de emergência estará em vigor 180 dias e vem facilitar o acesso da população a recursos essenciais, acelerar os trabalhos de reconstrução nas cidades e as operações de emergência da Samarco no reforço de infra-estruturas em risco.

De acordo com a empresa, a barragem de Santarém, nas proximidades, não se rompeu no dia 5 de Novembro, como havia sido divulgado inicialmente, mas sofreu um “galgamento”, transbordando com os resíduos acumulados do Fundão. A estrutura sofreu uma erosão intensa e não oferece agora condições de segurança. O mesmo acontece com a barragem de Germano, onde, segundo o director de operações da Samarco, Kéber Terra, uma dos diques tem o índice de segurança mais baixo em todo o complexo.

O estado de emergência tinha sido solicitado pelo município de Mariana no passado dia 11 de Novembro, devido às consequências que o deslizamento de terras provocou em Bento Rodrigues. A região, a 2,5 quilómetros de distância da barragem, ficou praticamente soterrada - entre oito e dez pessoas morreram e 15 continuam desaparecidas.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/ha-mais-duas-barragens-em-risco-de-ceder-no-estado-brasileiro-de-minas-gerais-1714819

publicado por escolaverde às 08:32


mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
20
21

22
23
25
28

29


Últ. comentários
bom trabalho
Gostei muitos de poder ajudar a fazer este trabalh...
Gostei muito do nosso trabalho obrigado a quem gos...
Gostei muito do trabalho elaborado pela nossa turm...
Quero agradecer o texto ,pois estamos todas de par...
Muito obrigado pela oportunidade que nos deram. e ...
Gostei muito do nosso trabalho obrigada por terem ...
Gostei muito do nosso trabalho obrigado por também...
Eu gostei muito do nosso trabalho. Obrigada por t...
Muito giro o nosso trabalho. Obrigada a toda gente...