Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2015

floresta160114.jpg

A vegetação na Europa absorve um volume anual de dióxido de carbono (CO2) duas vezes maior do que se esperava inicialmente, segundo um estudo elaborado a partir de informações fornecidas pelos satélites e divulgado pela ESA (Agência Espacial Europeia).

O relatório, elaborado por um grupo de cientistas da Universidade de Bremen (Alemanha), analisou pela primeira vez as medições de dióxido de carbono registadas conjuntamente pelos satélites da ESA, da NASA e do Instituto Nacional de Estudos Ambientais do Japão.

Os resultados coincidem ao calcular que a quantidade anual de dióxido de carbono absorvida pelas florestas europeias é duas vezes superior ao indicado por medições anteriores, realizadas a partir de estudos de campo tradicionais.

O dióxido de carbono constitui o principal gás causador do efeito de estufa emitido como consequência de actividades humanas - a queima de combustíveis fósseis - e a sua forte presença na atmosfera explica o actual processo de aquecimento global.

Sem a acção das grandes áreas florestais, que agem como «escoadouros de dióxido de carbono» ao extrair parcialmente este gás da camada atmosférica num ciclo fundamental para a vida, as taxas de CO2 seriam «muito mais elevadas».

publicado por escolaverde às 10:20


mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
28
29
30
31


Últ. comentários
bom trabalho
Gostei muitos de poder ajudar a fazer este trabalh...
Gostei muito do nosso trabalho obrigado a quem gos...
Gostei muito do trabalho elaborado pela nossa turm...
Quero agradecer o texto ,pois estamos todas de par...
Muito obrigado pela oportunidade que nos deram. e ...
Gostei muito do nosso trabalho obrigada por terem ...
Gostei muito do nosso trabalho obrigado por também...
Eu gostei muito do nosso trabalho. Obrigada por t...
Muito giro o nosso trabalho. Obrigada a toda gente...