Faz hoje cinco anos que, no âmbito do Projeto Escola Verde/Clube do Ambiente, em parceria com a Secção do Norte da Divisão de Proteção de Culturas do Ministério da Agricultura, a comunidade escolar está a beneficiar das potencialidades pedagógicas que uma estação meteorológica pode proporcionar, uma vez que fica a conhecer melhor a sucessão dos estados de tempo, a relação entre eles e os fatores do clima e a sua importância no ordenamento do território e proteção de culturas, no concelho de Cinfães.
Dela constam: um abrigo meteorológico; dois pluviómetros; um pluviógrafo; um heliógrafo; um catavento e um anemómetro. No abrigo encontra-se instalado um psicómetro, composto por dois termómetros (um molhado e outro seco), um termohigrógrafo, um evaporímetro e ainda mais dois termómetros: um de máximas e outro de mínimas. Os registos efetuados na Estação e os boletins informativos, enviados pelo Ministério da Agricultura, são afixados na montra do Clube do Ambiente, com uma periodicidade semanal.
O nosso trabalho tem sido reconhecido pelos organismos oficiais do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, que incluiu a Estação meteorológica da Nossa Escola na lista oficial de recolha e divulgação de dados meteorológicos a nível Nacional.