Depois de uma conferência histórica do clima, em Dezembro do ano passado, perto de 200 países voltam a reunir-se numa cimeira que pede decisões urgentes.
A cidade de Marraquexe aguarda, a partir de hoje, que os representantes de cerca de 200 países comecem a dar passos para concretizar o primeiro grande acordo mundial contra o aquecimento global, que entrou em vigor há quatro dias, menos de um ano depois de ter sido aprovado em Paris. A grande expectativa da 22.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP22), que decorre até dia 18 na cidade marroquina, está em ver até onde os países estão dispostos a ir para respeitarem o compromisso que assumiram em Paris de limitar a subida da temperatura "bem abaixo dos 2 graus Celsius" relativos à era pré-industrial e a "continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus Celsius".
https://www.publico.pt/mundo/noticia/uma-conferencia-em-marrocos-para-consolidar-acordo-historico-de-parisconsolidar-em-marrocos-o-acordo-historico-de-pariscimeira-em-marrocos-para-colocar-no-terreno-acordo-historico-de-paris-1750029