Tarifa de resíduos deixa de estar indexada à factura da água, num projecto-piloto que quer promover a reciclagem e vai mudar as regras de recolha no centro histórico da cidade.
Os habitantes do centro histórico de Guimarães vão passar a pagar apenas pelo lixo indiferenciado que produzem. No início do próximo ano, arranca um projecto-piloto que pretende estimular a reciclagem e que vai mudar a forma como é cobrada a tarifa de resíduos, actualmente indexada à factura da água. A recolha do lixo na área central da cidade, também passa a ser feita porta-a-porta.
O sistema que vai ser implementado chama-se Pay As You Throw (Paga o lixo que produz, na tradução usada pelo município). Actualmente, a tarifa de resíduos é cobrada juntamente com a factura da água e saneamento e está indexada ao respectivo consumo. A partir de agora, o custo será determinado em função do número de sacos de lixo depositados, garantindo que os habitantes e comerciantes pagam apenas pelos resíduos que produzem. “Rapidamente as pessoas vão perceber que isto é mais justo para elas”, defende a chefe de divisão de serviços urbanos da autarquia, Dalila Sepúlveda, que desenvolveu este projecto.
http://www.publico.pt/local/noticia/em-guimaraes-vai-pagarse-apenas-pelo-lixo-comum-que-e-produzido-1715325